5º Passo: Forma de locomoção/Ordem de deslocamento
Acredito que essa seja a etapa que precise de mais análise. Isso porque vai depender muito de todo seu planejamento – se você for como mochileiro, claro. Se não, você pode escolher carro e até excursões com pacotes prontos, mas esses não serão tema deste post.
Claro que para uma viagem internacional de 20 dias é necessário pegar um vôo pra chegar ao continente escolhido. No meu caso, escolhi a TAP. Por quê? Porque eu conseguirei entrar por um país e sair por outro pagando igual a se eu escolhesse entrar e sair pelo mesmo lugar – coisa que as outras empresas não ofereciam e que deixariam a viagem mais cara.
Decidida a primeira “grande compra”, parti para as passagens/deslocamentos locais. É importante, nesse ponto, que você defina uma ordem geograficamente lógica para sua viagem. Isso evitará gastos desnecessários e tempo perdido dentro de um transporte (seja busão, trem ou avião).
Nesse segundo passo, percebi, de fato, como são baratas as passagens de avião pela Europa. Mas prestem atenção: o barato pode sair caro. Isso porque os aeroportos ficam distantes dos centros e, além das passagens pra chegar lá encarecerem esse deslocamento, ainda tem o tempo perdido com check-in, malas etc. Li que em viagens com até 4h de deslocamento é mais vantajoso ir de trem. Quando você define cidades geograficamente próximas, como falei acima, você consegue fazer toda a viagem de trem e consegue preços mais baratos com promoções e pacotes diferenciados.
Para comprar as passagens de trem, acessei o site da Eurail. Ele pode ser lido todo em português, e com pagamento em cartão. Ele dá várias opções de passagens. Tem para uma ou um grupo de pessoas (que sai mais barato, mas tem que viajar junto), tem para jovens e crianças. No meu caso, saiu mais vantajoso comprar o Eurail Select Pass, isso porque escolhi países próximos. Se eu comprasse as passagens individuais, sairia pelo dobro do preço. Clique aqui e veja o blog onde peguei algumas dicas.
Ressalto que essas passagens são vantajosas para viagens entre países; as viagens dentro de um mesmo país, você precisará comprá-las lá. Ainda assim, em muitas cidades é tranqüila a locomoção a pé ou de bicicleta.