2º Passo: Duração e custo
Esse é o passo onde a realidade é cruel, afinal, nem tudo que você deseja fazer será po$$ível. É extremamente importante ter uma noção de quanto se vai gastar para não ter surpresas, já que na volta da sua viagem a “vida real” segue. Você precisa saber quantos dias durarão suas férias e quanto tem no bolso para “moldar” essa sua viagem – se bem que quem decide viajar já está juntando dinheiro há um certo tempo (eu, por exemplo!!!)
Nesse passo, você precisa definir se vai almoçar e jantar todos os dias, se fará lanches (mais econômico), se ficará em hotel ou albergue, quais atrações irá visitar e quantos dias terá pra fazer tudo isso.
Um exemplo de viagem cara é ir a Paris, ficar em hotel e fazer refeições em restaurantes. Um exemplo de viagem barata é ir a Londres, ficar na casa de amigos e fazer lanches em supermercados.
Outra coisa que ajuda a ficar mais barata a viagem são as milhas de cartão de crédito e companhias aéreas. Pena que só agora comecei a dá mais valor a isso (antes tarde que nunca).
A equação é simples: quanto tenho em mão$ dividido pela quantidade de dias da viagem. Lembrando que o valor $$ por dia deve contemplar até as lembranças que você poderá comprar em cada lugar. Outra coisa: nada precisa ser estático. Gastou mais do que um previsto em um dia, corte gastos no outro. Gastou menos em um dia, vá à outra atração que não estava no “esquema”. O importante é manter o controle da situação.
Você pode baixar a planilha de custos simples que usei clicando AQUI.